quinta-feira, 19 de abril de 2012

Visita Pascal - Uma Tradição

Nas aldeias portuguesas insiste-se em se manterem vivas as tradições ancestrais. Quando se fala em Páscoa, é inevitável falar na visita pascal, costume em que as famílias se reúnem em casa para receber Cristo na cruz. A criança que chocalha com fervor a campainha que anuncia o padre e o sacristão com a cruz. A criança que transporta a caldeirinha com a água benta com que o padre benze os anfitriões. As ruas preenchidas de famílias que ao som da campainha se precipitam para dentro de casa para receberem a visita. O cheiro a folar e bolo de azeite cozidos nos fornos da aldeia. Foi numa aldeia do interior beirão que encontrei todo este espírito pascal.

A Páscoa é o regresso das pessoas que outrora partiram para as cidades às suas aldeias, às suas famílias, às suas origens. A Páscoa é festa. A Páscoa é a visita pascal.

O Sr. Fernando Almeida, como Sacristão da Igreja de Dornelas, já hà alguns anos que transporta a cruz.



O Sr. Fernando é acompanhado pelo Padre Paulo numa rua de Dornelas. Atrás podemos ver as pessoas que estão nas ruas e outras que acompanham o Sacerdote.



Uma criança segura na caldeirinha de água benta.



Padre e Sacristão dirigem-se para uma casa com a porta aberta como sinal para os receber.



Lá dentro, uma família recebe a visita e cumpre o ritual de beijar Cristo na Cruz.



Um momento de confraternização com uma família.



Depois de cumprida tradição em mais um lar, Padre e Sacristão seguem a sua missão em direcção à proxima casa onde outra família espera a visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...