segunda-feira, 6 de julho de 2020

Aveleira

Uma árvore muito presente nas nossas aldeias, espalhadas em maior ou menor numero por terrenos agrícolas ou mesmo em avelanais. Quem não se recorda de ir apanhar avelãs e brita-las com uma pedra para se deliciar com o belo sabor que saía daquela casca castanha esférica.

A aveleira (Corylus avellana) é uma pequena árvore que geralmente não ultrapassa os 6 metros de altura e ramifica-se desde a base não apresentando um tronco principal bem definido. As folhas são caducas, rugosas, com nervuras bem marcadas, alargadas, de contorno arredondado e com bordo duplamente serrilhado. Floresce ainda no Inverno e as avelãs estão maduras entre Julho e Outubro. É uma árvore cada vez mais utilizada em jardins, pois além da sua beleza diferente em todas as estações do ano, é uma agradável fonte de sombra no Verão e pode ser podada mediante o efeito que se quer. A avelã, além do fruto em si, que além de saboroso tem propriedades nutricionais muito positivas para a saúde, tem ainda muitas aplicações em culinária, bebidas e até cosmética.

Portanto, preserve e ajude a preservar esta árvore/arbusto que tanto diz à nossa história e à nossa cultura. Da próxima vez que vir uma aveleira, se estiver nessa altura do ano, não hesite em apanhar umas avelãs e brite-as de imediato, sentado à sua sombra, a ouvir os sons que a natureza tem para lhe proporcionar e a saborear o fruto delicioso. Numa aldeia ninguém se vai importar que “lhe vá” às avelãs.
























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...