sexta-feira, 15 de abril de 2016

Museu da Eletricidade

A Central Tejo foi uma central termoelétrica que abasteceu de eletricidade toda a cidade e região de Lisboa. Está situada em Belém e o seu período de atividade produtiva está compreendido entre 1909 e 1972, se bem que a partir de 1951 tenha sido utilizada como central de reserva, produzindo apenas para completar a oferta de energia das centrais hídricas.
Em 1975 foi desclassificada, saindo do sistema produtivo. Ao longo do tempo sofreu diversas modificações e ampliações, tendo passado por contínuas fases de construção e alteração dos sistemas produtivos.

A sua abertura como Museu deu-se em 1990. Passados dez anos encerrou para nova reabilitação dos seus edifícios e equipamentos, para reabrir ao público em 2006. Hoje, pelo seu aspeto cultural e multidisciplinar, o visitante pode desfrutar de variados eventos; desde a exposição permanente do Museu, onde se mostra e explica por intermédio da maquinaria original da antiga Central Tejo o seu modo de funcionamento e o seu ambiente de trabalho (retratado neste fotodocumentário), até às exposições temporárias de grande diversidade (fotografia, escultura, pintura, ...) passando ainda por espaços didáticos e mais lúdicos versando o tema das energias, como jogos pedagógicos, ou mostras de energia solar no exterior, teatro, concertos, conferências, etc.



























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...