quarta-feira, 27 de março de 2013

Museu de Marinha


E foi assim que partimos para o mundo, que galgámos marés, fintámos monstros e descortinámos “terra à vista”. Naus, caravelas e fragatas velejadas por homens de coragem, homens de aventura que desenharam caminhos marítimos guiados pelos astros descobrindo novos mundos, novas gentes. Canhões disparados, batalhas travadas, frotas movidas ao sabor do vento, um mundo conquistado.
O Museu de Marinha é isto. Isto e muito mais. Séculos de história estão ali contados, provados, documentados. Da Era de glória dos descobrimentos, à perda das colónias, chegando aos dias de hoje, um espólio de material valioso e único no mundo vai faze-lo viajar através dos tempos. Sinta a fresca e suave brisa marítima na face, o céu a beijar o mar no horizonte, o sol a derreter-se no ínfimo oceano. Sinta o cheiro a pólvora das batalhas, a azáfama dos marinheiros, o doce das vitórias e o amargo das derrotas.

Navegue na história. Navegue nesta aventura…






























“As armas e os barões assinalados
Que, da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram.”
                                                  Camões – Canto I


Nota: Nesta reportagem foco-me apenas na vertente militar, e dentro desta vertente, foco-me num período histórico da navegação. No entanto, o Museu de Marinha abrange toda a navegação em Portugal (Marinha de Guerra, Marinha Mercante, Marinha de Recreio, Marinha de Pesca, Construção Naval). Ainda dentro da vertente militar, o pavilhão dos descobrimentos é apenas a primeira paragem, pois as réplicas e factos históricos da Marinha de Guerra abrangem todos os períodos até aos dias de hoje. Faça uma visita ao site do Museu de Marinha em http://museu.marinha.pt
E claro, faça uma visita ao Museu de Marinha, em Belém, na lateral do Mosteiro dos Jerónimos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...