quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pão Caseiro no Forno da Aldeia

A marcação escrita no cartão pendurado na parede do forno da aldeia é para cumprir. É sexta-feira de manhã, por isso é preciso preparar tudo. Na panela de ferro à lareira já aquece a água para envolver a farinha. À porta do forno já há ramagem seca depositada no dia anterior para aquece-lo. Tudo a seu tempo. Primeiro é preciso amassar. A água encontra a farinha que a espera na masseira. Sal, fermento e azeite fazem-lhes companhia. A envolvência dos elementos forma a massa que será a seu tempo dividida em pequenas partes redondas. Mas antes deixa-se duas horas a fintar. É neste intervalo que se "deita o lume ao forno". A ramagem seca favorece um fogo que aquece ao longe deixando o forno à temperatura pretendida. Volta-se então de novo as atenções para a masseira. Divide-se a massa em porções formando pequenos pães ainda crus. O forno está quente. Com o "radoiro" chegam-se as cinzas para a porta e com o vassouro limpa-se o chão para receber o que lá vem. Com a pá vão-se inserindo um a um os pães e espera-se pela cozedura para se voltarem a tirar um a um, colocar no tabuleiro e voltar a casa.
            A Sra. Graça relembre tempos idos em que as padarias industriais não existiam e se acumulava uma fila de pessoas à porta do forno para cozer o pão. “Eram tempos difíceis e árduos, trabalhava-se para viver o dia-a-dia. O dinheiro estava na mão de duas ou três famílias ricas e todo o povo trabalhava para elas quase a troco de nada. E mesmo assim muitos produtos que cultivávamos eram oferecidos a eles. Quando cozíamos o pão lá tínhamos nós de lhes dar dois ou três também.” Os tempos são outros mas há ainda hoje nas aldeias portuguesas quem coza o pão que põe na mesa. Pão caseiro e saboroso amassado em casa e cozido no forno comunitário.

(Clique no seguinte link e veja o filme realizado por mim sobre o fabrico de pão caseiro: http://www.youtube.com/watch?v=CIjVLi287AQ )

É com a marcação neste painel improvisado que se inicio o processo.


Chegado o dia, é essencial ter tudo o material necessário à mão.


A farinha é o ingrediente em maior quantidade. Sal e fermento também são indispensáveis


Por fim a água para fazer a massa


Toda a família participa no processo


Quanto mais bem amassado, melhor


Divide-se então a massa em pequenos pães


A chegada ao forno carregando o tabuleiro do pão na cabeça


Utilizam-se ramos secos para atear o fogo


O pão repousa enquanto o forno aquece


As brasas são chegadas para a porta e varre-se o chão do forno para ficar limpo


Os pães são separados para ir ao forno


São colocados na pá para introduzir no forno


São colocados por ordem para serem depois retirados por ordem também


O pão requer vigia


Depois de algum tempo tira-se um pão para verificar se já está cozido


Algumas pancadas provocam um som oco que denuncia a cozedura


Uma fornada de pão vai abastecer a casa durante vários dias

Fotografia e texto: Bruno Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...