segunda-feira, 29 de abril de 2019

Complexo de Lagares de Proença-a-Velha – Núcleo do Azeite

O Complexo de Lagares de Proença-a-Velha – Núcleo do Azeite é um antigo arraial beirão, notável exemplo da síntese arquitetónica e funcional onde se concentravam diversos aspetos relacionados com o trabalho das grandes unidades latifundiárias. Instalado na periferia da aldeia, a sua estrutura é complexa devido à integração de diversas funções e equipamentos. Neste caso, para além do cabanal e das palheiras, incorpora dois lagares de azeite, um com duas prensas de vara e pio de três galgas de tração animal, e outro mecânico, com duas prensas hidráulicas. Tem ainda outros elementos mecânicos como uma prensa de parafuso central com dois enormes blocos de pedra como pesos suplementares e pio de fabrico industrial, mas de tração hidráulica. Uma das palheiras é uma galeria de exposição, com a síntese da problemática do azeite em Portugal; a outra é uma moderna unidade de extração de azeite.













Funcionamento:
De 3ª feira a domingo. Inverno (de outubro a março): das 9,30h às 13h e das 14h às 17,30h. Verão (de abril a setembro): das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra: 2ª feira e feriados nacionais.

Outras atividades:
Visitas guiadas, certames de divulgação de tradições e produtos locais (Festivais do Azeite, dos Enchidos e das Sopas. Workshops e ateliers para o público escolar.

Morada:
Rua da Igreja
6060-069 Proença-a-Velha

Contactos:
Tel: 277 202 900
Fax: 277 202 944
E-mail: ccraiano@sapo.pt, ccraiano@iol.pt

Informação escrita cedida por:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...